Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heaventus Doces

Depois dos 40, a Mulher, Mãe, Profissional rende-se à paixão pela arte da culinária,… Partilho o resultado de momentos felizes passados na cozinha (doces e Salgados) com receitas de deliciosos pratos!...

Heaventus Doces

19
Jan16

Azeite Aromatizado

 

Cá em casa o Azeite é rei, considerando que é utilizado em quase todos os cozinhados e até em alguns doces!

IMG_20150712_114052 (1).jpg

 

Talvez por termos o privilégio de usar Azeite virgem produzido pela família em Trás-os-Montes, com a tradicional azeitona de qualidade "Santulhana" que lhe confere um sabor único com reduzido grau de acidez.

Foi graças à sua excelente qualidade que decidi experimentar recentemente aromatizar o Azeite, conferindo assim um sabor diferente aos pratos de massas e saladas, muito apreciados pela família, utilizando ervas aromáticas e tomate 100% biológicos, plantados no quintal cá de casa.

Existem algumas regras básicas na utilização do Azeite e na sua preparação que considero importante indicar:

 

 

 

  • Utilizar e guardar o Azeite

O Azeite deve ser resguardado da luz directa, daí a utilização de garrafas escuras como embalagem por grande parte dos produtores, que fechadas podem conservar a sua qualidade por uma validade entre os 18 e os 24 meses.

Uma vez aberta a embalagem o seu perfume e sabor começam a baixar devendo ser consumido num prazo entre 6 a 12 meses.

Deverá ser guardado em local seco, uma vez que não necessita de refrigeração. se o fizer, torna-se espesso e ganha uma textura sólida e opaca, que tornará à forma liquida à temperatura ambiente.

 

  • Regras para preparar Azeite Aromatizado

A esterilização dos recipientes é uma das principais regras, para evitar o desenvolvimento de bactérias como o botulismo e tantas outras. Utilizando o método tradicional, deverá assegurar que os recipientes fervem em água pelo menos 15 a 20 minutos, devendo depois secar à temperatura ambiente

As ervas a utilizar, se forem frescas,  também deverão ser bem lavadas em água corrente antes de juntar ao Azeite, que deverá ser de boa qualidade e preferencialmente novo, ou seja, da última colheita, aquecido numa temperatura entre 40º a 50º C.

As ervas devem ser utilizadas para aromatizar o Azeite, por um prazo de 15 dias, devendo depois ser retiradas do recipiente, tendo em conta que podem torná-lo rançoso.

O Azeite aromatizado confeccionado em casa não tem a mesma durabilidade de um Azeite produzido industrialmente, pelo que deve ser consumido no prazo máximo de 30 a 60 dias e conservado em local fresco evitando luz directa.
 

IMG_20150712_114301.jpg

  •  Receita de Azeite Aromatizado
 
Ingredientes:
 
- Ervas aromáticas frescas (utilizei Alecrim e Manjericão);
- Alho;
- Azeite novo;
 
 
Preparação:
 
  1. Esterilizar os recipientes;
  2. Lavar muito bem as ervas em água corrente;
  3. Descascar e alourar ligeiramente o allho,para que liberte o sabor;
  4. Aquecer o Azeite  (eu utilizei a Bimby permitindo melhor precisão na temperatura desejada);
  5. Colocar as ervas, o alho e de seguida o Azeite nos recipientes (eu coloquei um tipo de erva aromática em cada um dos recipientes permitindo 2 sabores diferentes);
  6. Fechar e guardar em local sem luz directa.
 
  •  Receita de Azeite com Tomate Seco
 
Ingredientes:
 
- Tomate Cherry;
- Alho;
- Azeite novo;
- Sal fino (qb)
- 1 colher de sobremesa de açucar
 
 
Preparação:
 
  1. Esterilizar os recipientes;
  2. Lavar muito bem os Tomates Cherry em água corrente;
  3. Cortar os tomates a meio e retirar as sementes, dispondo num tabuleiro de ir ao forno temperando com sal fino e uma colher de açucar, à temperatura entre os 50º e 70º C. com a porta do forno ligeiramente aberta por cerca de 3 a 4 horas para desidratarem progressivamente, devendo virá-los durante o processo para que fiquem uniformes. O objetivo é desidratar e não cozinhar;
  4. Descascar e alourar ligeiramente o allho,para que liberte o sabor;
  5. Colocar os Tomate Cherry, o alho e de seguida o Azeite nos recipientes;
  6. Fechar e guardar em local sem luz directa.
 
Bom Apetite!....Doces Heaventus!...