Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heaventus Doces

Depois dos 40, a Mulher, Mãe, Profissional rende-se à paixão pela arte da culinária,… Partilho o resultado de momentos felizes passados na cozinha (doces e Salgados) com receitas de deliciosos pratos!...

Heaventus Doces

27
Nov16

Bolo para o Chá das 5

IMG_20161127_204744.jpg

 

Domingo é dia de Preguiça, de não ter hora para acordar, mas também é aquele dia da Família em que apetece fazer panquecas para o pequeno almoço e bolinho para acompanhar o chá no lanche, ou como diriam os ingleses, no “chá das cinco”.

Fazendo referência ao hábito bastante comum na Inglaterra e que acabou por se tornar famoso no mundo inteiro, aproveito este post para explicar como surgiu este hábito tão British, ... ou devo dizer tão português???

Pois é, embora seja popularmente conhecida como uma tradição Inglesa, o hábito de tomar chá veio de Portugal.

O chá era um dos produtos exóticos que os portugueses descobriram no Oriente, e que vinha da China por via de Macau, uma das colónias de Portugal naquela época.

No ano de 1622, o hábito de tomar chá foi levado para a Inglaterra pela filha de Dom João IV, Catarina de Bragança, ao se casar com o rei inglês Charles II. Naquele país, o hábito acabou por ser adotado pela corte em cerimónias e banquetes, mantendo-se até hoje!

Cá em casa somos todos, (sem exceção) verdadeiros apreciadores de chá e embora a nossa preferência vá para o chá preparado com ervas frescas do nosso quintal (Cidreira, erva princípe, hortelã pimenta, etc,,,), não posso deixar de partilhar a maravilha que são os chás FRUTOS DALEGRIA 

Aconselho vivamente a experimentar porque para além de maravilhosos, são produtos 100% naturais com uma conjugação de sabores excecional. A sua criadora, Carla Pinto, também é uma pessoa maravilhosa que recebe sempre os clientes com um sorriso no rosto e uma divertida rima, que nos faz largar também um sorriso e só por isso vale a pena ir à sua banca comprar os seus chás!...

Para acompanhar o chá das cinco cá em casa,  hoje fiz uma nova receita, simples, rápida e o melhor de tudo: aprovada pelos mais exigentes especialistas, .... os meus filhos, claro! 

 

 

IMG_20161127_201056.jpgIMG_20161127_201122.jpg

 

 

  • Bolo de Iogurte Grego Com Limão 

 

Ingredientes para o Bolo:

- 3 Ovos Tamanho L
- 150 gr Açúcar
- 100 gr de manteiga sem sal 
- Raspa e sumo de 1 Limão
- 1 iogurte grego natural 
- 220 gr de farinha  c/ 1 colher de chá de fermento em pó

 
- Raspa de 1 Limão
- 1 iogurte grego natural 
- 2 c. sopa de compota de framboesas

 

Preparação:

1. Pré aqueça o forno a 180º e unte uma forma para bolos com Manteiga e forre com papel vegetal.

2. De seguida, lave e seque os limões depois raspe-os e retire-lhes o sumo.

3. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até ficar um cre­me liso, junte os ovos um a um, batendo sempre. Acrescente o io­gurte, o sumo e a raspa do limão, a farinha e o fermento, batendo bem.

4. Deite na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.

5. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer um pouco. De seguida, desenfor­me, retire o papel e deixe que o bolo fique frio.

6. Prepare depois a cobertura, misturando o iogurte grego com a com­pota e raspa de limão (qb). Depois espalhe em cima do bolo e sirva decorado a gosto, ou se preferir coloque numa taça para acompanhar o bolo.

 

 

 Bom Apetite!... Doces Heaventus!...