Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heaventus Doces

Depois dos 40, a Mulher, Mãe, Profissional rende-se à paixão pela arte da culinária,… Partilho o resultado de momentos felizes passados na cozinha (doces e Salgados) com receitas de deliciosos pratos!...

Heaventus Doces

11
Dez16

The Gingerbread Man

IMG_20161210_160736.jpg

 

Natal é tempo de cozinha em família, pelo menos cá em casa!
 
Para abrir oficialmente esta época festiva começamos com bolachinhas e nada melhor que os famosos Bonecos de Gengibre, que embora façam parte das tradições de alguns países do Norte da Europa e dos EUA, por cá têm vindo a ganhar adeptos.
As bolachas de Gengibre são famosas no imaginário de muitas crianças graças ao conto de fadas dos Irmãos Grimm - "Hansel e Gretel" - que encontram uma casa doce feita de  Bolacha de Gengibre e Chocolate, e também graças ao mais famoso Boneco de Gengibre, personagem no filme Shreck.
 Numa rápida pesquisa encontrei a Fábula que deu origem a este famoso Boneco, criada em 1875:
 
O Homem de Biscoito de Gengibre (The Gingerbread Man)

transferir (1).jpg

     A fábula conta que uma velha senhora estava a assar um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e quando abriu o forno, o biscoito saltou da forma e saiu a correr pela janela.

    A senhora e o marido começaram a correr atrás dele, cheios de fome, mas ele conseguiu escapar, enquanto gritava “Corre! Corre! Corre o mais rápido que puderes! Não me consegues apanhar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
    Enquanto corria, o homem de biscoito de gengibre encontrou um porco que disse: “Pára! Pára, que eu quero comer-te!” E então ele respondeu: “Corre! Corre! Corre o mais rápido que puderes! Não me consegues apanhar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
    Mais à frente, ele encontrou uma vaca, que também queria comê-lo. E ele repetiu: “Corre! Corre! Corre o mais rápido que puderes! Não me consegues apanhar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    E todos corriam atrás do homem de biscoito de gengibre: a velhinha, o marido da velhinha, o porco e a vaca, mas ninguém conseguia alcançá-lo.
    Então um cavalo também o viu e disse: “Pára, homenzinho! Eu quero comer-te!” E o homem de biscoito de gengibre gritou mais uma vez:“Corre! Corre! Corre o mais rápido que puderes! Não me consegues apanhar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    Então o cavalo também começou a correr atrás dele. O pior é que o homem de biscoito de gengibre percebeu que estava a correr em direção ao rio. Ele pensou: “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir apanhar-me! Como é que eu vou conseguir atravessar o rio?”
    Foi então que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e disse: “Eu posso ajudar-te a atravessar o rio. Salta para as minhas costas e eu nado até ao outro lado.”
    O homem de biscoito de gengibre, desconfiado, perguntou à raposa: “Mas não vais querer comer-me?” E ela respondeu; “Claro que não! Eu só estou a tentar ajudar!” O homem de biscoito de gengibre acreditou na raposa e saltou para cima dela.
    Quando estavam no meio do rio, a raposa disse: “És muito pesado. Salta para o meu focinho para não te afogares!” E o homem de biscoito de gengibre saltou para o focinho da raposa.
    Quando chegam à outra margem, a raposa mandou o homem de biscoito de gengibre para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome.
    Mas o homem de biscoito de gengibre era mais esperto do que a raposa e saiu a correr, dizendo:“Corre! Corre! Corre o mais rápido que puderes! Não me consegues apanhar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    A raposa escorreu na margem do rio, caiu na água e foi levada pela corrente.
    E, desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga agarrá-lo.
 
A receita que aqui partilho foi retirada de um excelente livro de receitas intitulado " Bolos para a Família" de Sarah Randell, que tem receitas ótimas para fazer com as crianças e não só! 
 

IMG_20161210_125155 (1).jpgIMG_20161210_125336.jpg

  

 
  • Bonecos de Gengibre

 

Ingredientes:

- 100 gr. de manteiga;

- 60 gr. de Açucar mascavado escuro;

- 225 gr. de farinha de trigo; 

- 1 colher de café de bicabornato de sódio;

- 2 colheres de chá de gengibre moído;

- 1 colher de chá de canela em pó

- 5 colheres de sopa mal cheias de mel

- 1 pitada de sal e noz moscada

 

Preparação:

1. Aqueça a manteiga e o açucar numa caçarola pequena até derreterem, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

2. Peneire a farinha, o bicabornato de sódio, o gengibre, a canela, o sal e a noz moscada para dentro de uma tigela, deitando a mistura da manteiga derretida por cima.

3. Acrescente o mel e bata com a batedeira com varas para amassar até formar uma bola com a massa.

4.Envolva depois a massa em pelicula aderente e deixe repousar no frigorífico por cerca de 30 minutos.

5. Pré aqueça o forno nos 190º e tenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até ficar com 5 ou 6 mm de espessura.

6. Recorte os bonecos e coloque num tabuleiro de levar ao forno forrado com papel vegetal, durante aprox. 8 minutos.

7.Depois de cozidos, retire do forno e coloque numa rede para arrefecerem, decorando depois a gosto!.

Pode usá-los para enfeitar a sua àrvore de Natal!....

 

IMG_20161210_124958.jpgIMG_20161210_152730 (1).jpg

 

 

 

Bom Apetite!....Doces Heaventus!...