Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Heaventus Doces

Depois dos 40, a Mulher, Mãe, Profissional rende-se à paixão pela arte da culinária,… Partilho o resultado de momentos felizes passados na cozinha (doces e Salgados) com receitas de deliciosos pratos!...

Heaventus Doces

21
Abr20

E 30 anos depois... Telescola #EstudoemCasa

93959419_3591300827553130_2469263220586577920_n.jpg

 

Quem diria que a velhinha telescola regressaria, num formato muito diferente e com o nome “Estudo em Casa”. Agora, sem alunos em salas de aula a assistir pela televisão à matéria lecionada por professores, como no passado, mas novamente a aprender via televisão, desta vez de casa.

O que uma Pandemia provocada pelo nosso "inimigo invisível" - COVID-19 - tinha guardado para nós...

De repente, todos confinados em casa, os pais passam também a ser professores, meio perdidos, meio confiantes, já que por todo lado se ouve : "#Vaicorrerbem" ou "#VamosTodosFicarBem"... Mas será ssim?

Na minha humilde opinião, temos todos de partir de um princípio básico:

- Tudo isto é novo para TODOS nós, incluindo crianças, pais e professores!

Para as crianças é um novo método, mas acredito que são os que mais depressa se vão adaptar. Eles têm uma capacidade incrível de adaptação e de aprendizagem... Para nós pais é mais um desafio que nos põe em modo "stress-test", verificando vezes sem conta a agenda de trabalhos, prazos de entregas, plataformas de ensino, planos de estudo, ... E tudo isto aliado com o resto dos afazeres diários!

Por último e de forma propositada deixei os professores. Há uns dias comentava com uma amiga, que não são só os profissionais de saúde que merecem o nosso reconhecimento hoje e sempre... Também os professores - profissão tão desvalorizada nos últimos anos - vêm aqui nesta crise um momento onde a sua determinação e resiliência fazem a diferença.

Da minha parte merecem, como sempre o mereceram, todo o respeito. Imaginem um professor, para quem o contacto com os seus alunos é tão importante,  ver-se impedido de ter o feedback de quem o está a ver e, no fundo, a ter a aula — não sendo possível perceber se o aluno percebe, se o seu ensinamento está a passar de forma correta ou não, mas ainda assim continuar o seu trabalho para que as nossas crianças continuem o seu processo de aprendizagem.

Claro que as crianças vão fazer a sua rotina e manter processos de estudo, claro que não vão aprender matéria nova ao mesmo ritmo definido no plano curricular definido no inicio do ano escolar, claro que os pais vão todos stressar, mas vamos todos passar por esta fase com novas aprendizagens, não da matéria em si, mas de valorização de todos aqueles que contribuem para o crescimento e educação das nossas crianças! E desta vez... Pais incluídos... Resumindo, há tempos de crise que nos fazem mesmo parar, pensar e corrigir para seguir em frente...

Esta semana, em teletrabalho, também para poder acompanhar todo este novo processo escolar da S, no final de um dia intenso de trabalho (das duas...), fomos descontrair para a cozinha e saiu uma receita que adoro e já não fazia há anos...

  • Tarte de Limão Merengada

Ingredientes:

- 4 Ovos Tamanho L + 2 Claras
- Sal qb
- 4 Colheres de sopa de Açúcar
- 250 gr Bolacha Maria (ou Bolachas digestivas)
- Raspa e sumo de 1 Limão grande
- 100 gr Manteiga
- 2/3 de uma lata de leite condensado misturada com 1/3 água

Preparação:

1. Pré aqueça o forno a 180º e prepare uma forma para bolos com base amovível ou tarteira.
2. De seguida num processador prepare a base com as bolachas trituradas, misturadas com a manteira e no final 1 ovo inteiro, misturando tudo e colocando na base da forma.
3. Com a base pronta, passamos a preparar 3 gemas com o leite condensado, a àgua o sumo e raspa de 1 limão, envolvendo muito bem e colocando por cima da base levando ao forno por aprox. 15 minutos.
4. Entretanto na taça das Claras (5 claras) acrescente uma pitada de Sal e com a ajuda de uma batedeira comece por bater. Enquanto vai batendo vá acrescentando gradualmente as colheres de Açúcar (4) e umas gotas de sumo de limão. Bata tudo muito bem até obter um merengue.
6. Por fim, com a ajuda de uma espátula espalhe muito cuidadosamente as claras sobre a tarte e leve ao forno por aprox. 5 a 10 minutos (até alourar). Deixe arrefecer um pouco no forno para as claras não cairem.

Pode servir de seguida ou bem fresco... Delicioso!...

93841189_703057547114660_5596611848641183744_n.jpg

 

 

93856332_2926176887432249_4936324527404613632_n.jpg

Bom Apetite!... Doces Heaventus!...